Pós-treino com carboidrato e proteína ou só proteína? O consumo de alimentos fonte de proteína junto com alimentos fonte de carboidrato após uma sessão de exercício de força é uma popular estratégia para quem busca otimizar o ganho de massa muscular.
Essa estratégia é centrada na busca em disponibilizar energia para o corpo através do carboidrato para a estimulação da síntese proteica muscular e para o aumento da produção de insulina, o que diminui a quebra de proteína e promove a síntese de tecidos.
Além disso, o carboidrato contribuiria para a taxa de ressíntese de glicogênio, principalmente quando o consumo desse macronutriente ao longo do dia é insuficiente. Porém, a necessidade de adicionar carboidrato a proteína para maximizar os ganhos de hipertrofia muscular continua a ser questionado. Um ponto chave a ser considerado ao interpretar essas informações é a quantidade de proteína, de aminoácidos essenciais e de leucina que são disponibilizadas através da fonte proteica. Por exemplo, em um estudo de Staples foi adicionado 50g de carboidrato a 25g de proteína na refeição pós-treino.
Os autores concluíram que a combinação de carboidrato e proteína não foi mais efetiva na estimulação da síntese proteica ou em diminuir as taxas de quebra de proteína do que a proteína consumida sozinha.
Em conclusão, este estudo destaca a importância de ingerir quantidades adequadas de proteína para estimular ao máximo as adaptações aos exercícios de força. Parece improvável que a adição de carboidrato possa aumentar as adaptações benéficas ao exercício.
Entretanto, esse resultado não deve diminuir a importância de um consumo suficiente de carboidrato ao longo do dia para participação da ressíntese do glicogênio, ajudar a minimizar a dor e a inflamação pós exercício físico, além de todas suas outras funções essenciais ao bom funcionamento do organismo. Referência: Kerksick, C.M., Wilborn, C.D., Roberts, M.D. et al. ISSN exercise & sports nutrition review update: research & recommendations. J Int Soc Sports Nutr 15, 38 (2018). https://doi.org/10.1186/s12970-018-0242-y
Mais conteúdos:
Quer mais dicas e receitas incríveis? Dá uma olhadinha no meu blog
https://nutrijosimahl.com.br/feed
Me acompanhe no Instagram ?
https://www.instagram.com/nutri.josimahl
Me acompanhe no Tiktok ?
https://www.tiktok.com/@nutrijosimahl
Curtiu o vídeo e quer saber mais sobre a consulta? ?
https://nutrijosimahl.com.br/consulta
Canal no Youtube ?
https://www.youtube.com/channel/UCqoS63zXUD9yIXhDjn3y-nw